Sexta-feira - Manaus - 14 de agosto de 2020 - 03:16

MANAUS-AM

Sobe para 47 número de infectados pelo novo coronavírus no Amazonas; dois em Parintins

Desse total, 45 em Manaus e dois no interior do estado, em Parintins

ADNEISON SEVERIANO

Publicado em 24 de março - 14:21

Diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, anunciou os novos números

Foto: Divulgação

Subiu para 47 o número casos confirmados de Covid-19 no Amazonas. O boletim do monitoramento do novo coronavírus foi atualizado pelo governo do estado, na tarde desta terça-feira, 24/03. Até segunda-feira, 23/3, o Amazonas tinha 32 casos confirmados de Covid-19. Em 24h a quantidade de casos positivos teve acréscimo de mais 15 casos.

Desse total, 45 em Manaus e dois no interior do estado, em Parintins. Até o momento, cinco pacientes encontram-se internados, sendo dois na rede estadual e três na rede particular.

A maioria dos casos do novo coronavírus no Amazonas é importado da Europa e dos Estados Unidos. Em seguida, a FVS identificou que a origem do contágio passou ser de São Paulo. 

Já há transmissão local, mas o Amazonas ainda não tem transmissão comunitária do novo coronavírus, que ocorre quando não é mais possível identificar a origem da contaminação.

“Por enquanto estamos conseguindo identificar a cadeia de transmissão. Quando não conseguirmos a fonte de infecção e passaremos a ter transmissão comunitária”, afirmou a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) atualizaram as medidas de prevenção e controloe do novo coronavírus. O secretário da Susam, Rodrigo Tobias, não participou da coletiva online. Tobias está com sintomas de gripe e por isso entrou em isolamento social até que se esclareça o estado de saúde.

Testes
O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que é único laboratório habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento no estado, tem capacidade de realizar 80 testes por dia. A Susam está em fase de aquisição de equipamentos para triplicar essa capacidade. A diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, explicou que casos 80% dos casos são brandos ou assintomáticos não estão sendo feitos coletas para testes laboratoriais. A recomendação é que essas pessoas permaneçam em casa e não procurar a rede de saúde.

“Realmente não estamos fazendo coleta desses casos brandos. Nesse momento, os insumos de laboratório são muito preciosos e precisam ser preservados para àqueles pacientes sintomático e que os que vão precisar de internação. Sendo assim estamos sendo seletivos com relação à esses insumos, mas todos os pacientes que testaram positivo estão tendo seus contatos testados quando apresentam sintomas. Não temos falta de insumos, mas usamos racionalmente em quem precisa”, disse a Rosemary Pinto.

COVID-19 NO AMAZONAS
Casos confirmados: 47 (45 Manaus e 2 Parintins)
Pacientes internados: 5 (2 Delphina e 3 rede privada) Faixa etária 39 a 44 anos e um paciente de 88 anos
Casos em investigação: 15
Dados atualizados dia 24/3.