Sexta-feira - Manaus - 18 de outubro de 2019 - 14:55

MANAUS-AM

Sete deputados do Amazonas votaram pela Reforma da Previdência; Apenas Zé foi contra

Apenas o deputado federal José Ricardo (PT) votou contrário à PEC da Previdência. Ele criticou a proposta que, na sua opinião, é muito ruim aos brasileiros

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 11 de julho - 06:02

A matéria foi aprovada com 379 votos favoráveis, contra 131

Foto: Divulgação

Conforme tinham prometido durante a semana, dos oito deputados federais da bancada amazonense, apenas José Ricardo, do PT, votou contrário à PEC da reforma da Previdência do governo federal. Sidney Leite, que não quis revelar o voto até o último momento, se dizendo indeciso, acabou ficando ao lado dos que votaram a favor da matéria, aprovada em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira, 10/07, com 379 votos contra 131.

Os outros sete parlamentares do Amazonas que votaram a favor acreditam na PEC 6/19, que cria uma Nova Previdência e é tida pelo governo federal como a “salvação” da crise social e econômico que o Brasil atravessa nos últimos anos. Com essa medida, o Palácio do Planalto estima uma economia de R$ 901 bilhões em 10 anos.

Os deputados Bosco Saraiva (Solidariedade), Capitão Alberto Neto (PRB) e Delegado Pablo (PSL) empolgados com a votação, fizeram lives em suas redes sociais direto do plenário da Câmara divulgando o momento em que votavam o “Sim” pela reforma.

Zé critica

Antes da votação em plenário, o deputado José Ricardo divulgou um vídeo em suas redes sociais em que explicava o porquê de ser contrário à Nova Previdência do governo federal.

O petista afirmou que o Planalto quer mudar as regras da aposentadoria, mas não para melhor e, sim, para pior, o que na sua avaliação é um grande retrocesso. “É um projeto muito ruim para a população”, acrescentou.

“As pessoas para se aposentar tem que ter 65 anos de idade, contribuir 20 anos para a Previdência e se quiser receber 100% (da aposentadoria) terá que contribuir por 40 anos. Acho que o governo pode melhorar sua arrecadação por meio da cobrança dos impostos atrasados das empresas, melhorar a economia para gerar emprego e não fazer o que está fazendo para aprovar na marra essa reforma”, salientou.

Zé Ricardo ressaltou que apresentou um projeto na Câmara dos Deputados para acabar com a aposentadoria especial dos deputados, uma forma de igualar a previdência dos parlamentares com o da população em geral.

Veja como os deputados federais votaram:

Alberto Neto (PRB) – SIM
Átila Lins (PP) – SIM
Bosco Saraiva (Solidariedade) – SIM
José Ricardo (PT) – NÃO
Marcelo Ramos (PL) – SIM
Pablo Oliva (PSL) – SIM
Sidney Leite (PSD) – SIM
Silas Câmara (PRB) – SIM