Quarta-feira - Manaus - 12 de dezembro de 2018 - 03:45

MANAUS-AM

Queimadas aumentam 110% em Manaus

O dado é do Corpo de Bombeiro. Segundo o Ipaam, em nove meses, a capital registrou 243 focos de incêndios

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 11 de outubro - 10:22

Conforme o levantamento, até a primeira semana de outubro, 21 ocorrências de incêndios em área verde urbana foram atendidas pelo órgão, em Manaus

Foto: Divulgação

De janeiro a setembro deste, a região metropolitana de Manaus registrou 243 focos de queimadas, informou o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O monitoramento é feito por meio de imagens de satélite que consegue identificar os focos de queimadas.

Com chuvas escassas e tempo seco, nos primeiros oito dias de outubro, o número de queimadas em terrenos baldios e áreas de mata aumentou 110% em relação a todo o mês de outubro do ano passado. O dado é do relatório do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Conforme o levantamento, até a primeira semana de outubro, 21 ocorrências de incêndios em área verde urbana foram atendidas pelo órgão, em Manaus. O mesmo mês registrou, em 2017, dez ocorrências ao longo de 31 dias. Mais da metade dos atendimentos do Corpo de Bombeiros, 61%, tem sido para o controle das chamas em áreas de vegetação.

Temperaturas

Os cinco dias mais quentes do ano em Manaus, quatro foram registrados, neste mês de outubro. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia 2 deste mês foi o mais quente do ano, com a temperatura máxima de 37,1°C. Além do calor e da umidade que está baixa, a situação é agravada com o avanço das queimadas.

As temperaturas mais altas são registradas no período da tarde, em Manaus, segundo o Inmet, entre as 14h e 15h. No dia 2 de outubro, por exemplo, a temperatura máxima chegou aos 37,1°C, com a mínima da umidade relativa do ar em 33%, às 15h.

Na tarde do domingo, 7/10, a máxima foi 36,6°C. O Inmet registrou a terceira temperatura mais quente do ano e a menor umidade relativa do ar de 2018, quando a mínima ficou em 31%, por volta das 15h.