Domingo - Manaus - 31 de mai de 2020 - 10:15

MANAUS-AM

Polícia Civil registra aumento de denúncias por abandono de animais

A média mensal varia de dez a 15 denúncias e, neste mês de março, foram registradas 50 denúncias até a última quinta-feira, 26/03.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 30 de março - 14:27

Os dois primeiros meses deste ano registraram, cada um, 38 denúncias de crime de abandono de animais, em Manaus.

Foto: Divulgação

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), viu aumentar os casos de abandono de animais. A média mensal varia de dez a 15 denúncias e, neste mês de março, foram registradas 50 denúncias até a última quinta-feira, 26/03.

“Nós queremos orientar a população para que não abandonem seus animais. Os animais não transmitem o coronavírus e, inclusive, a pessoa que abandonar o seu animal vai responder pelo crime, uma vez que abandonar é crime de maus-tratos, e a pena do varia de três meses a um ano, além de multa”, explicou a delegada titular da Dema, Carla Biaggi.

Nas redes sociais, são muitas as informações falsas acerca da transmissão de coronavírus por animais aos humanos.

Atendimento virtual 

Como medidas preventivas na tentativa de conter a transmissão em massa do Covid-19, as atividades presenciais na Dema estão temporariamente suspensas. Mas, a delegada reforça que as denúncias podem ser registradas via internet ou telefone.

“Se alguém presenciar o crime de maus-tratos ou de abandono contra animais pode fazer uma denúncia por meio do Disque-Denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública, ou também pelo site da Delegacia Interativa”, enfatiza.

O endereço eletrônico da Delegacia Interativa (DI) é www.delegaciainterativa.am.gov.br.

Números 

Os dois primeiros meses deste ano registraram, cada um, 38 denúncias de crime de abandono de animais, em Manaus.