Quinta-feira - Manaus - 18 de julho de 2019 - 00:56

MANAUS-AM

Paulo Guedes é convidado a explicar "Plano Dubai" em Comissão da Amazônia

O pedido de explicação atende a um requerimento, de autoria do deputado federal Sidney Leite (PSD), aprovado nesta quarta-feira, 26/6, durante sessão ordinária da comissão.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 26 de junho - 15:36

Ministro da Economia deverá explicar como será a implantação do "Plano Dubai"

Foto: Agência Brasil

O ministro da Economia Paulo Guedes vai ter que explicar, na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados, do que se trata, efetivamente o Plano Dubai, e como será sua implantação numa possível substituição do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). O pedido de explicação atende a um requerimento, de autoria do deputado federal Sidney Leite (PSD), aprovado nesta quarta-feira, 26/6, durante sessão ordinária da comissão.

Leite questiona como o governo federal planeja implantar um novo modelo econômico na região, com várias matrizes, se medidas básicas não conseguem sair do papel, a exemplo do licenciamento ambiental para finalizar a pavimentação da BR-319 (Manaus-Porto Velho), que seria o instrumento ideal para integrar a Amazônia Ocidental no escoamento da produção local e, mesmo no fomento ao turismo regional.

Ele cita ainda como exemplo a precariedade e falta de portos públicos no interior do Estado e, mesmo na capital amazonense. "O município de Parintins, que recebe o maior festival folclórico do mundo, precisa de uma boia de fundeio para o navio atracar no porto. E qual foi a resposta do governo federal, por meio do Dnit? de que a prefeitura tem que fazer o projeto para que essa boia seja providenciada. É essa a proposta de criar o Plano Dubai?", questiona o parlamentar.

O requerimento de Sidney Leite que pedia a convocação de Guedes foi aprovada na modalidade convite pelo colegiado e, subscrita pelos deputados federais Capitão Alberto Neto (PRB), José Ricardo (PT), Charles Fernandes (PSD-BA) e Jesus Sérgio (PDT-AC).