Quarta-feira - Manaus - 27 de janeiro de 2021 - 06:27

MANAUS-AM

Ministério dispõe apoio da Força Nacional de Segurança Pública na Operação Arpão

Medida visa combater tráfico, contrabando e crimes ambientais no Amazonas, em apoio ao Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA)

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 13 de janeiro - 15:47

Segundo o texto normativo, o prazo do apoio prestado pela FNSP poderá ser prorrogado, caso solicitado.

Foto: Reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao estado do Amazonas. A ação faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, o VIGIA. A Portaria de n° 31 foi publicada nesta quarta-feira, 13/1, no Diário Oficial da União.

Em apoio ao Governo do estado, a medida tem o objetivo de realizar ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientas, na calha do Rio Negro e Solimões, na primeira edição da Operação Arpão. A ação será em caráter episódico e planejado, pelo período de 45 dias, a contar da data da publicação desta Portaria, em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

A operação terá apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à FNSP e o contingente disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o texto normativo, o prazo do apoio prestado pela FNSP poderá ser prorrogado, caso solicitado.

Leia a íntegra da portaria aqui.