Quinta-feira - Manaus - 1 de outubro de 2020 - 11:41

DIVERSÃO

'Marighella' ganha data de estreia no Brasil

A informação foi confirmada pela produtora do longa-metragem, a O2 Filmes, e pela distribuidora, a Paris Filmes

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 16 de janeiro - 15:21

Filme é dirigido por Wagner Moura.

Foto: Divulgação

Dirigido por Wagner Moura, o filme "Marighella" ganhou uma nova data de estreia no Brasil: 14 de maio, de acordo com a produtora O2 Filmes e a distribuidora Paris Filmes. 

A previsão era que o filme estreasse no dia 20 de novembro, quando se celebra a  Consciência Negra. Mas, em setembro, a produção do longa divulgou uma nota cancelando a estreia da cinebiografia do guerrilheiro, afirmando que não tinha conseguido cumprir os trâmites exigidos pela Ancine. 

O cancelamento foi resultado da negação de um recurso encaminhado à Ancine no final de agosto, no qual a produtora questionava se a verba para a comercialização do filme poderia ser liberada antes da assinatura efetiva do contrato com o Fundo Setorial do Audiovisual, uma vez que o valor estava demorando para ser finalizado.

Berlim

"Marighella" estreou sno Festival de Berlim, em fevereiro do ano passado. Depois, passou por mais de 30 festivais em diferentes cidades, como Nova York e Lisboa.

A produção de R$ 10 milhões acompanha os últimos cinco anos de vida do protagonista, que é interpretado por Seu Jorge. O enredo tem início com as consequências imediatas do golpe militar, em 1964, e prossegue até o assassinato do guerrilheiro, em 1969, numa operação da polícia que é um dos marcos do fim da guerrilha urbana durante a ditadura. 

TH VIDEO