Quarta-feira - Manaus - 18 de setembro de 2019 - 22:36

ESPORTES

Manaus aprova proposta de mudança da Série C 2020 com 38 rodadas

"Totalmente a favor" Proposta pede que campeonato passe a ser em formato de pontos corridos, igual as séries A e B do Brasileiro

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 7 de setembro - 09:27

Caso seja aprovada, a alteração beneficiaria não só o clube, mas toda a economia de quem vive do esporte

Foto: Tácio Melo

A Série C de 2019 ainda não acabou, mas os clubes começam a pensar no torneio do ano que vem. Liderado pelo Santa Cruz, presidido por Constantino Júnior, clubes que disputarão a terceira divisão em 2020 vão levar à CBF uma proposta para alterar o formato de disputa para 38 jogos, como nas Séries A e B.

O Manaus, que obteve o acesso este ano e vai disputar a competição no ano que vem, se mostrou a favor da mobilização.No modelo atual, as 20 equipes são divididas em dois grupos - regionalizados - de 10 times. Os times duelam em turno e returno dentro da chave, jogando 18 vezes na fase inicial.

- Atualmente teremos nove jogos em casa, mas, se mudar, teremos 18. A CBF tem que ter um olhar social. Ela democratiza a Série C e deixa as três divisões iguais. Fica mais justo. Sou totalmente a favor. Já tinha conversado com alguns outros presidentes de clubes do Sul", afirmou o presidente de honra do Gavião do Norte, Luís Mitoso.

Caso seja aprovada, a alteração beneficiaria não só o clube, mas toda a economia de quem vive do esporte, conta Mitoso.

- Eu acho que é justo, plausível, possível. Se for parar para observar, não tem custos adicionais na proposta. O Manaus se soma a ela pois entendemos que o calendário do clube sendo maior, beneficia o trabalhador que vive do futebol, incentiva o comércio local, estimula o futebol, a economia terá um ganho proporcional - disse.

A comissão, que busca a alteração no torneio, é formada por Remo-PA, Tombense-MG, Boa Esporte-MG, Ferroviário-CE, Botafogo-PB, Santa Cruz, Volta Redonda-RJ e Treze-PB. Nenhum conseguiu o acesso.

Segundo o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, a mudança no calendário será discutida ainda neste mês.

Como seria o novo formato?

Hoje a Série C é formada por dois grupos de 10 clubes - nesta edição, o Grupo A foi composto só por times do Nordeste. A intenção é que ela passe a ser disputada por pontos corridos, em formato semelhante às Séries A e B. De 18 rodadas na primeira fase, a Série C passaria a ter 38.

Assim, seria disputada até o final de novembro. Desta forma, os clubes teriam mais jogos para jogar e também lucrar com as rendas. Também não seriam forçados a parar as atividades restando três meses para acabar o ano - o que aumentaria a exposição de patrocinadores.