Terça-feira - Manaus - 31 de março de 2020 - 19:15

MANAUS-AM

Homem é espancado até a morte depois de assaltar ônibus em Manaus

Cinco entraram em um veículo do transporte coletivo para praticar assalto no bairro Flores. Mas, antes de fugirem, um deles foi pego pelos passageiros e espancado até a morte

CARLA ALBUQUERQUE

Publicado em 27 de fevereiro - 09:48

Linchamento foi filmado pela população

fotos: Reprodução

Um homem identificado pela polícia como Josimar Lucas dos Santos, 26, morreu na manhã desta quinta-feira, 27/2, após ser esfaqueado e agredido por um grupo de pessoas dentro do ônibus do transporte coletivo da linha 307. De acordo com a Polícia Militar (PM), as agressões foram praticadas, depois que o homem e outros quatro suspeitos praticaram um arrastão dentro do veículo na Avenida Max Teixeira, em Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
 
Conforme depoimento de uma passageira, os suspeitos embarcaram no veículo quando o motorista transitava na Avenida Torquato Tapajós, no sentido bairro/Centro, por volta das 5h30. De acordo com a testemunha, logo em seguida os suspeitos anunciaram o roubo. Um dos suspeitos estava armado com arma de fogo e rendeu o motorista.
 
Enquanto o condutor era rendido por um dos suspeitos, os demais passaram a roubar celulares, dinheiro e outros objetos de valor dos passageiros. Durante o trajeto, o criminoso obrigou o condutor a desviar a rota para a Avenida Max Teixeira.
 
De acordo com a as declarações dadas à Polícia Militar, quando chegou a avenida, o motorista disse que os suspeitos mandaram que ele abrisse a porta, próximo a um posto de combustível para que fugissem. Durante a fuga, os passageiros conseguiram deter Josimar. Os outros quatro conseguiram escapar em direção a uma área de mata.
 
Linchado
 
Josimar começou a ser espancado dentro do ônibus por um grupo de passageiros. Em seguida, outras pessoas que passavam pela avenida pararam e também passaram a agredir o suspeito. As agressões foram filmadas pelos próprios passageiros.
 
Em seguida, o suspeito foi jogado e arrastado de dentro do ônibus. As agressões continuaram na avenida. Durante o espancamento, um homem revistou o bolso de Josimar e encontrou relógios que o homem havia roubado dos passageiros.
 
De acordo com a PM, o irmão de Josimar, que estava trabalhando como motorista de aplicativo, passou na hora do linchamento e reconheceu o irmão. O suspeito morreu no local. De acordo com a equipe da perícia, além das agressões, o homem apresentava, ainda, uma perfuração de arma branca no pescoço.
 
Roubos
Os constantes assaltos a ônibus do transporte coletivo têm deixado os passageiros assustados. Uma técnica de enfermagem, que preferiu não ter o nome divulgado, e que estava dentro do veículo 307, informou que a única coisa que pedem é que possam sair de casa e ir para o trabalho e voltar em paz. “Estou horrorizada com esse descaso conosco”, disse ela.
 
Operações
 
De acordo com dados do O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que em janeiro deste ano, foram registrados 201 assaltos a ônibus.
 
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) afirma que realiza rotineiramente a operação Catraca de combate a roubos aos ônibus. Além disso, lançou em novembro do ano passado a operação policial sem rosto. Possui, ainda, uma lista com a identificação completa de 92 pessoas suspeitas de estarem envolvidas em roubos a coletivos.

TH VIDEO