Segunda-feira - Manaus - 20 de mai de 2019 - 05:37

DIVERSÃO

Galo de Manaus atrai público de 140 mil pessoas ao Sambódromo

Brincadeira que começou com 150 pessoas, hoje reúne o maior público de Manaus durante o Carnaval

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 6 de março - 10:28

Diversão começou à tarde e durou até a parte da noite

Foto: Manauscult

Expressão do Carnaval recifense em Manaus, o “primo amazonense” Galo de Manaus chegou à sua 16ª edição reunindo milhares de foliões e abrindo espaço para a pluralidade, num grande festival de ritmos, nesta terça-feira gorda de Carnaval, 5/3, no Sambódromo. A banda, que se consolidou nos últimos anos como encerramento do período oficial da Folia de Momo na capital amazonense, conta com o apoio da Prefeitura de Manaus.

Fundada em 2004, por um grupo de pernambucanos residentes em Manaus e saudosos do Galo da Madrugada de Recife, a banda iniciou seu desfile pelas ruas de Manaus com a participação de 150 foliões, ao som do melhor frevo pernambucano. Em dez anos, o Galo de Manaus tomou “proporções inimagináveis”, segundo os organizadores, chegando a levar mais de 100 mil foliões ao bloco, com saída no sábado gordo de Carnaval, nos moldes do que acontece em Recife, cidade natal do frevo e do Galo da Madrugada.

Com o grande número de público reunido em suas várias edições, o bloco foi convidado a mudar a data do desfile para a terça-feira gorda de Carnaval. Em 2018, o Galo de Manaus estreou sua 15ª edição no Sambódromo de Manaus, com mais de 140 mil foliões presentes na festa.