Quinta-feira - Manaus - 28 de mai de 2020 - 23:57

MANAUS-AM

FVS confirma terceira morte por Covid-19; Amazonas tem 175 casos

De acordo com a FVS, o paciente de 49 anos chegou ao SPA do Coroado sem vida. A vítima tinha diabetes.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 31 de março - 13:58

Dados foram divulgados nesta terça-feira, 31/3

Foto: Reprodução

A Fundação de Vigilância Sanitária confirmou na tarde desta terça-feira, 31/3, a terceira morte por Covid-19 no Amazonas. O Estado já tem 175 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo 159 em Manaus e 16 no interior. De acordo com os dados divulgados, 120 casos seguem em investigação. Vinte e seis casos estão fora do período de transmissão.

De acordo com a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, a terceira vítima é um homem de 49 anos, que morreu nesta segunda-feira, 30/3, no Serviço de Pronto Atendimento do Coroado, na zona leste de Manaus. O paciente deu entrada na unidade de saúde às 11h02 de ontem com quadro de parada cardiorrespiratória. Ele passou por procedimento de reanimação, sem sucesso, e o óbito foi declarado às 11h17. 

Após o socorro ao paciente, a direção do SPA do Coroado solicitou da FVS-AM a investigação de Covid-19 diante do quadro apresentado. O paciente tinha quadro gripal e era diabético. A coleta para o exame foi feita após o falecimento do paciente e, nesta terça-feira, ficou pronto o resultado, testando positivo para Covid-19.

"Nós pedimos às pessoas que tenham alguma comorbidade e apresentem alguma pessoa não tardem em buscar atendimento", afirmou, acrescentando que todos os três óbitos tinham outras doenças como obesidade e hipertensão.

No Amazonas, quatro outros óbitos foram notificados para o Covid-19, sendo três descartados laboratorialmente e um segue em investigação. 

Segunda morte

Mais cedo, a Secretaria de Estado de Comunicação informou a morte do  músico Binho Lopes, de 43 anos. Ele morreu na noite desta segunda-feira, 30/03, no Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, onde estava internado desde o dia 20. 

O paciente estava em tratamento com a substância cloroquina, desde que teve o resultado positivo, conforme a FVS, após autorização da família. 

Casos

Dos 175 casos confirmados, 16 são de pacientes do interior do Amazonas: Parintins (3 casos e 1 óbito); Manacapuru (4); Itacoatiara (4); Santo Antônio do Içá (1); Boca do Acre (1); Anori (1); Novo Airão (1); e Careiro da Várzea (1).

Ao todo, 28 casos positivos para o novo coronavírus estão internados, sendo 12 em UTIs, sendo nove em unidade de rede privada de saúde e outros três no Hospital Delphina Aziz.

A faixa etária predominante dos casos confirmados é de pacientes com 30 a 49 anos. 

*Matéria atualizada às 16:50 desta terça-feira, 31/3, para acréscimo de informação sobre a terceira morte por Covid-19