Sábado - Manaus - 6 de junho de 2020 - 20:32

MANAUS-AM

Fiscalização reforçada na rodovia AM-010 durante Feira da Laranja em Rio Preto da Eva

A estimativa de público no evento é de 200 mil pessoas

CAMILA PEREIRA

Publicado em 28 de julho

Todas as imagens capturadas pelas câmeras do CICC Móvel serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle em Manaus.

Foto: Lindemberg Cavalcante

Manaus - Neste fim de semana, nos dias 28, 29 e 30 de julho, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e demais órgãos do Sistema de Segurança, realizam a Operação Integrada Feira da Laranja, no município de Rio Preto da Eva (a 70Km de Manaus). A Operação terá como foco o policiamento ostensivo urbano e a fiscalização e controle de entradas e saídas da cidade por via terrestre, pela rodovia AM 010. A estimativa de público no evento é de 200 mil pessoas.

As ações serão coordenadas pela SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), que ativou o Sistema Integrado de Comando e Controle nesta sexta-feira. O evento contará com atuação de servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e servidores da SSP-AM, Corregedoria do Sistema de Segurança, Ouvidoria, além do efetivo policial já existente em Rio Preto da Eva.

O campo de futebol de Rio Preto da Eva, onde acontecerão os eventos musicais, as feiras, e o balneário oficial do município receberão atenção e reforço no policiamento. A entrada e saída da cidade por via terrestre será acompanhada pelos fiscais do Detran, Polícia Militar e Guarda Civil do município. 

Segundo o secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, é a primeira vez que a Festa da Laranja recebe uma Operação Integrada dos órgãos de Segurança. “Fomos convidados a integrar a organização do evento no que diz respeito ao Planejamento Integrado, permitindo a utilização das mais modernas ferramentas de Comando e Controle do Estado, com vistas à segurança do cidadão e dos visitantes que estarão neste fim de semana em Rio Preto”, afirmou.

Na Operação será feito o monitoramento por meio de câmeras de segurança, comunicação via rádio; a utilização de drones, além da utilização do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, uma carreta que dispõem da mesma estrutura e tecnologia usada na Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016. 

Todas as imagens capturadas pelas câmeras do CICC Móvel serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle em Manaus, o que permitirá aos órgãos que atuam no evento a integração e maior controle e acompanhamento das ocorrências e demandas de segurança.

O evento Feira da Laranja está em sua 18ª edição, em celebração à fruta tropical da qual o município é o maior produtor da região. Em sua programação constam shows musicais, feiras de exposições, culinária temática, rodada de negócios para os produtores e lançamentos de novos produtos derivados da laranja.

FONTE: SSP