Segunda-feira - Manaus - 13 de julho de 2020 - 20:02

MANAUS-AM

Entenda como funcionará a reabertura do comércio em Manaus

Medidas de proteção e combate ao novo coronavírus deverão ser reforçadas, incluindo o distanciamento social, higiene pessoal e sanitização de ambientes.  

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 1 de junho - 11:36

A reabertura foi anunciada na semana passada pelo governador Wilson Lima e vale somente para Manaus. 

Foto: Divulgação

A partir de hoje, 1º/6, alguns locais, que cumpriram o decreto de suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais, reabrem as portas. Retomam suas atividades igrejas e templos; lojas de artigos esportivos, de bicicleta, artigos para casa, vestuário, acessórios, calçados, entre outras. As medidas de proteção e combate ao novo coronavírus deverão ser reforçadas, incluindo o distanciamento, higiene pessoal, sanitização de ambientes e monitoramento. 

A reabertura foi anunciada na semana passada pelo governador Wilson Lima e vale somente para Manaus. A Prefeitura se comprometeu a atuar em parceria com o Governo do Estado tanto para a fiscalização quanto ao cumprimento dos ciclos.

O plano de retomada prevê quatro etapas: a primeira a partir de 1⁰ de junho; a segunda em 15 de junho; a terceira em 29 de junho e a quarta a partir de 06 de julho. O avanço de um ciclo para outro dependerá do comportamento da curva de casos e capacidade de atendimento da rede de saúde pública.

Com o início da execução do plano, toda a população de Manaus deverá seguir protocolos padrão nas atividades sociais e de trabalho e em todos ambientes, tanto públicos quanto comerciais, industriais e de serviços.

Os protocolos recomendam o distanciamento de 1,5 metro entre todas as pessoas; o número de clientes deverá ser limitado; as filas deverão contar com marcação; os estabelecimentos devem disponibilizar álcool em gel; a limpeza do ambiente deve ser reforçada; a saúde dos colaboradores deve ser acompanhada regularmente; entre outros.

Continua obrigatório o uso de máscaras de proteção que ajudam no combate à proliferação do novo coronavírus. O item passou a ser obrigatório em estabelecimentos comerciais e no transporte público e privado de Manaus, desde o dia 11 de maio, por decretos assinados pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. As máscaras, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), devem ser, de preferência, as de fabricação caseira, com duas camadas de tecidos bem ajustadas ao rosto, de modo que possibilite a cobertura total da boca e do nariz.

Shoppings

Os centros comerciais funcionarão, em média, oito horas por dia, das 12 às 20h. O uso de máscaras faciais se torna obrigatório. Entre as medidas anunciadas pelos estabelecimentos estão o uso de câmaras termográficas, aferição de temperatura, pontos de álcool em gel e redução de 50% da capacidade de público.

Estarão funcionando, neste primeiro momento, as lojas de artigos esportivos, para casa, de vestuário, acessórios e calçados; de móveis e colchões; joalherias e relojoarias; artigos médicos e ortopédicos; petshops, agências de turismo, publicidades e afins e de variedades.

Medidas anunciadas por cada shopping 

Sumaúma Park Shopping

O shopping Sumaúma funcionará de 12h às 20h e, desenvolveu protocolos específicos como: sanitização, limpeza e higienização constantes, além de medidas de distanciamento, incremento dos pontos de álcool em gel e maior circulação do ar. Haverá um ponto de aferição de temperatura para funcionários e clientes.

Amazonas Shopping

O Amazonas Shopping abrirá das 12h às 20h. Lojas satélites e quiosques têm horário opcional das 12h às 14h até 14 de junho. Os serviços essenciais, que já estavam funcionando – lotéricas, farmácias, supermercado e bancos – continuam adotando o mesmo horário. Bares e restaurantes continuarão funcionando na modalidade delivery.

Foram instaladas câmeras infravermelhas nas entradas, para medição da temperatura corporal, dispensers de álcool em gel com acionamento pelo pé, marcação de espaços para garantir o distanciamento entre as pessoas.

Shopping Ponta Negra

O Shopping Ponta Negra irá disponibilizar totens explicativos dos protocolos adotados em todos os pontos de contato com os clientes. O estacionamento funcionará apenas com 50% da ocupação. Foram adotadas câmeras termográficas, que ficarão localizadas em pontos estratégicos. Haverá intensificação da rotina de higienização e a disponibilização de totens com dispenser de álcool em gel 70% em todas as entradas, halls, praças, acessos das escadas rolantes, praça de alimentação e áreas de maior movimento. 

Manaus Plaza Shopping

O horário de funcionamento será das 14h às 20h, de segunda a domingo. As lojas essenciais seguem de 8h às 20h. O empreendimento passou por uma desinfecção e continua seguindo outras medidas de prevenção e combate ao coronavírus. O uso de máscara será obrigatório para acessar o mall.

Manauara Shopping

O funcionamento será de 12h às 20h, diariamente, com abertura de lojas que atendem ao plano gradual do governo do Amazonas para a retomada das atividades econômicas na capital, e atenção especial ao fluxo de pessoas, que está estipulada em 50% da capacidade de público. O uso de máscaras será obrigatório para colaboradores e clientes, também obedecendo a decretos estadual e municipal. Haverá medição de temperatura obrigatória para todos que trabalham no shopping.