Segunda-feira - Manaus - 25 de janeiro de 2021 - 09:11

MANAUS-AM

Com três debates marcados, Amazonino ainda não tem presença confirmada

Com 10% de indecisos, segundos pesquisas, os debates podem ser decisivos na estratégia final de conquistar eleitores

SIGRID AVELINO

Publicado em 24 de novembro

TV Norte Amazonas, TV A Crítica e TV Band Amazonas confirmaram data. No debate da Band, na semana passada, Amazonino não marcou presença

Foto: Divulgação

Apesar de pouco tempo de campanha política neste segundo turno das eleições em Manaus, três emissoras ainda realizarão debates para levar ao eleitor uma oportunidade a mais de saber sobre as propostas de cada candidato. TV Norte Amazonas, TV A Crítica e TV Amazonas confirmaram data e horário dos debates eleitorais, entretanto, o candidato Amazonino Mendes (Podemos) não é presença garantida em nenhum deles, assim como no primeiro turno.

De acordo com as pesquisas eleitorais, a diferença entre eles é menos de 10 pontos percentuais, com vantagem para David Almeida. E o número de eleitores indecisos também gira em torno de 10%. Ou seja, os debates podem ser decisivos na estratégia final de conquistar eleitores. 

Segundo o calendário eleitoral elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a data limite para realização de debates é 27 de novembro, não podendo ultrapassar o horário de meia-noite.

Na quarta-feira, 25/11, acontece o debate na Tv Norte Amazonas, afiliada do SBT, às 11h; na quinta-feira, 26/11, é a vez da Tv A Crítica, que marcou encontro para as 20h30; e na sexta-feira, 27/11, na data limite, a Tv Amazonas, afiliada da Rede Globo realiza o debate entre os candidatos a prefeito de Manaus, logo após a novela das nove. 

A Tv Amazonas que tradicionalmente realiza debates políticos, este ano em razão da pandemia, optou por fazer debate apenas no segundo turno das eleições; no primeiro a emissora decidiu não realizar.

Candidatos

No primeiro turno das eleições, o candidato Amazonino o Mendes não participou de nenhum debate. Segundo a assessoria do candidato, a medida foi tomada por recomendação médica em razão da Covid-19 e assim evitar aglomeração, além de manter o distanciamento social, já que Mendes é do grupo de risco - ele tem 81 anos. 

Já David Almeida (Avante) confirmou que está disponível para participar dos debates. Segundo a assessoria de comunicação, o candidato está aguardando o posicionamento das emissoras para definir as estratégias. “Ele está disponível em participar, vai depender do volume neste curto espaço de tempo, vamos ver quantos debates vão estar disponíveis para ver a possibilidade de atender à todos”, informou a assessoria.