Quarta-feira - Manaus - 23 de outubro de 2019 - 15:11

MANAUS-AM

Durante recesso da Aleam, deputados vão intensificar CPI e visitar cidades do interior

Recesso parlamentar começa no dia 15 e segue até o dia 31 julho.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 10 de julho - 13:50

LDO deve ser votada antes do recesso.

Foto: Divulgação

Sigrid Avelino - Da Redação

A partir do dia 15 de julho os deputados estaduais vão se ausentar dos trabalhos no plenário durante o recesso parlamentar, na semana seguinte. Segundo a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), as atividades estão previstas para retornar no dia 31 de julho.

Nesta sexta-feira, 12/7, será a última sessão onde devem votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e matérias dos parlamentares. 

As deputadas estaduais Joana D’arc (PR), Alessandra Campelo (MDB) e Fausto Júnior (PV) vão aproveitar o recesso para intensificar as investigações e preparar o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis, um dos assuntos mais debatidos e cobrados, no primeiro semestre de trabalhos, na Aleam. A previsão é entregar o documento no dia 3 de Agosto. 

Joana D’Arc é presidente da CPI dos combustíveis, Fausto Júnior vice-presidente e Alessandra Campelo relatora. Eles anunciaram ainda que tem uma reunião agendada com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em Brasília para as próximas semanas.

A assessoria da deputada Joana D’arc informou que além dos trabalhos da CPI ela deve se programar para visitar alguns municípios durante o recesso, a agenda ainda não foi fechada.

Já a assessoria da deputada Alessandra informou que ela deve fazer viagens pelo interior para prestação de contas do mandato, entre as cidades a serem visitadas: Manacapuru, Itacoatiara e Parintins. Na agenda, também constam planejamento, levantamento de projetos, resoluções legislativas, requerimentos e reuniões com entidades que vão receber emendas impositivas no próximo ano. 

Fausto Júnior além da CPI dos Combustíveis deve se dividir entre agenda externa em alguns municípios do estado para visitas e missões políticas. A programação de viagens deve ser fechada na próxima semana. 

Quem deve se ausentar para cuidar da saúde é o deputado Delegado Péricles (PSL). Segundo a assessoria,  o parlamentar reservará a primeira semana para ficar com a família e reforçar tratamento médico. "Reservarei tempo à família, que desde a campanha tem tido muito do espaço tomado pelas minhas agendas políticas. Depois, trabalho intensivo. Muitos projetos devem ser concretizados neste segundo semestre. Estou otimista e atuante", declarou o deputado. Na  semana seguinte, ele retoma visitas técnicas, fiscalização, estudo de contratos e planejamento do segundo semestre de mandato. 

Serafim Corrêa (PSB), que se recupera de uma cirurgia nos olhos, deve continuar com os trabalhos no gabinete, não há viagens para o interior confirmadas. De acordo com a assessoria, ele programa uma viagem à Brasília para uma reunião fechada do partido.

Wilker Barreto (Podemos) vai viajar para São Paulo no dia 16 de julho e deve ficar lá durante uma semana para acompanhar o pai de 75 anos em uma cirurgia nos olhos. O deputado informou que quando retornar a Manaus vai planejar o segundo semestre e cumprir outros compromissos políticos. “Nesse intervalo vou preparar a agenda do próximo semestre. E outra coisa que também vai me dá muito trabalho é organizar o Podemos no Amazonas, vou aproveitar pra chamar diretório por diretório municipal”, declarou.

A assessoria do deputado Josué Neto (PSD) informou que durante o recesso, o parlamentar vai dividir sua agenda entre tempo com a família e trabalho comunitário na capital e interior do Amazonas.

O deputado Sinésio Campos (PT) não deve se ausentar de Manaus. Vai continuar as atividades no gabinete e focar nas comissões técnicas onde ele desenvolve trabalhos na Aleam. Entre os temas: continuidade do Programa Luz para Todos, lixões nos municípios e alternativas econômicas.  

Dra Mayara Pinheiro (PP) também deve intensificar trabalhos internos como parlamentar e médica. Segundo a assessoria da deputada, ela pretende cumprir agenda política.

Em entrevista ao Toda Hora, o deputado Dr. Gomes (PSC) disse que vai intensificar os trabalhos no gabinete. A equipe ainda planeja se vai haver ou não alguma viagem pelo interior do estado.

As assessorias dos deputados João Luiz (PRB) e Belarmino Lins (PP) ainda não confirmaram como devem ficar as agendas dos parlamentares durante o recesso, eles estão em fase de planejamento.

O deputado Ricardo Nicolau (PSD) estará em recesso parlamentar, porém o gabinete permanecerá aberto em horário normal durante todo o período. No momento, ainda não há confirmação de viagens. 

Agenda no interior

A maioria dos deputados vai cumprir agenda externa no interior. O deputado Adjunto Afonso (PDT) se programa para visitar o interior do estado, começando pela calha do Purus e também vai para a Região Metropolitana. 

O deputado Abdala Fraxe (Podemos) confirmou que as atividades no gabinete vão funcionar normalmente e programa visitas nos municípios. “Nossa maior atuação é no interior. É provável que eu vá para alguma calha, estou definindo ainda. Mas o gabinete vai funcionar normalmente. Provavelmente devo fazer uma (viagem) pessoal também”. 

A comunicação do deputado Roberto Cidade (PV) informou que ele irá visitar algumas bases pelo interior e o gabinete vai funcionar normalmente. Nenhuma viagem particular foi confirmada.

Álvaro Campelo (PP) disse vai intensificar os trabalhos. “A gente vai intensificar muito viagens aos municípios do interior do estado, e aqui internamente recebendo lideranças que vem aqui à Manaus, vereadores, prefeitos que vierem até aqui”, informou.

Seguindo uma programação intensa no interior, o deputado Dermilson Chagas (PP) pretende visitar 22 municípios, entre eles: Manacapuru, Novo Airão, Itacoatiara, Urucurituba e Silves.

A assessoria do deputado Saullo Vianna (PPS) confirmou que ele vai aproveitar o recesso pra visitar alguns municípios da região metropolitana, além de cidades do baixo e médio Amazonas. 

A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) cumprirá agenda externa. “Estou fazendo um planejamento para visitar todas as escolas de tempo integral e as escolas militares. Também vou visitar as áreas nos locais onde vou colocar emendas esse ano já pra fazer os projetos. É um momento para poder chegar mais perto das minhas bases e também daquele momento onde vou poder preparar meu planejamento para o segundo semestre”, destacou. As cidades visitadas são: Itacoatiara, Nova Olinda do Norte e Beruri.

Felipe Souza (Patriota) informou que vai focar nos trabalhos internos atendendo normalmente no gabinete e talvez visite algum município, mas não tem nada confirmado. 

Assim como o deputado Carlinhos Bessa (PV), que segundo a assessoria de comunicação, deve cumprir agenda no interior. As cidades ainda estão sendo fechadas.

Cabo Maciel (PL) vai visitar bases políticas nas comunidades rurais, entre elas: rio Arari, rio Urubu, Costa do Amazonas, Vilas de Lindóia, Novo Remanso e Engenho.No município de Itacoatiaravai acompanhar técnicos da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), no levantamento da situação dos mutuários dos conjuntos residenciais Novo Horizonte e Cidadão. 

Maciel acompanhará equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que vão realizar curso de capacitação e legalização dos mototaxistas e motofrentistas de Itacoatiara. Segundo a assessoria, Cabo Maciel deve visitar ainda, os municípios de Tefé para participar da instalação do polo da Defensoria Pública do Estado (DPE) e Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Iranduba e Manacapuru.

Augusto Ferraz (DEM) também vai realizar visitas em comunidades do interior, a programação ainda está sendo feita. Nesse período ele deve ter uma agenda em Brasília (BSB).