Domingo - Manaus - 26 de janeiro de 2020 - 03:08

MANAUS-AM

Doadores lotam Hemoam após estoque crítico

O Hemoam explicou que a captação é um processo que requer muito cuidado e que por isso, se muitas pessoas forem na mesma hora, a espera por atendimento deverá ser muito maior

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 13 de janeiro - 07:53

Agendamentos estão sendo feitos

Foto: Divulgação

Após uma alta demanda de doações de sangue na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), a fundação orienta que as doações sejam agendadas para evitar espera e longas filas.

Neste começo do mês, o Hemoam havia convocado, com urgência, doações para após o estoque de bolsas de sangue chegou ficar com nível crítico. Segundo a Fundação, apenas 184 bolsas de sangue estavam disponíveis no estoque para atender a toda a rede hospitalar pública e privada da capital e interior do estado do Amazonas.

Nesta nessa sexta-feira (10), mais de 350 pessoas se candidataram à doação e o número que já ajudou a dar um aumento significativo na quantidade de bolsas.

O Hemoam explicou que a captação é um processo que requer muito cuidado e que por isso, se muitas pessoas forem na mesma hora, a espera por atendimento deverá ser muito maior. Para evitar desconforto, a fundação sugere que a população dê um intervalo de 2 a 3 dias para comparecer na doação. Assim, todos conseguem doar e o estoque fica estável por mais tempo.

Outra recomendação para não aguardar muito tempo na fila é agendar a doação pelo telefone. Os números são (92) 3655-0166 ou 3655-0271.