Terça-feira - Manaus - 2 de junho de 2020 - 22:24

MANAUS-AM

Covid-19: menor isolamento social aumenta velocidade de mortes em Manaus, diz estudo

Pesquisadores analisaram picos do tráfego nas ruas. De acordo com o estudo, aos domingos aumenta o descumprimento do isolamento social.

ADNEISON SEVERIANO

Publicado em 18 de mai - 15:20

Em torno de 18 dias após um pico de tráfego na cidade se segue um pico de obtidos por covid-19

Foto: Divulgação/Semcom

Um estudo concluiu que existe correlação forte e significativa estatisticamente entre o índice de intensidade de tráfego e índice de velocidade de óbitos em Manaus por covid-19. Essa correlação ocorre com a mesma defasagem de tempo igual ao período indicado no estudo clínico, ou seja, em torno de 18 dias após um pico de tráfego na cidade se segue um pico de obtidos por covid-19. Essa é constatação do Boletim Especial Covid-19 Atlas ODS Amazonas, que é uma pesquisa do Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCasa), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Aos domingos ocorre maior aumento do tráfego de pessoas nas ruas descumprindo o isolamento social na capital.

Segundo o estudo, o monitoramento sobre a intensidade de tráfego, na cidade de Manaus, demonstra o resultado do percentual de variação em relação à semana de 2 a 8 de março. Os dados são adquiridos via Banco Interamericano de Desenvolvimento (IDB), que utiliza o Waze for Cities Program como base. Com as informações sobre engarrafamentos identifica as alterações diárias de tráfego em relação à velocidade esperada em condições normais. Esse índice diário de intensidade de tráfego foi analisado graficamente em relação aos dias da semana e datas e eventos específicos relacionados a medidas de restrição e a eventos que induzem aumento da mobilidade na cidade.

Após o Decreto Municipal 4.776, de 13 de março de 2020, o pico de intensidade de tráfego ocorre sempre aos domingos (em torno dos -60%), ao contrário do esperado. Por outro lado, observa-se uma redução geralmente nas quintas e sextas-feiras (-90 a -80%). O maior pico foi observado do domingo do Dia das Mães (10/05). “A tendência de intensificação, observada nas últimas três semanas é preocupante se considerado seu provável impacto no aumento da propagação da doença. Os decretos sucessivos parecem não provocaram uma maior redução na intensidade do tráfego em Manaus maior do que aqueles alcançados com o segundo decreto estadual da série”, destaca os pesquisadores.

Desde o decreto de isolamento, do dia 13 de março de 2020, a equipe de pesquisas do Atlas ODS Amazonas vem acompanhando o comportamento de algumas variáveis diretamente impactantes e impactadas em relação a covid-19. Uma destas variáveis é a intensidade de tráfego. A intensidade de tráfego na capital do amazonense acompanha a tendência de tráfego registrado na média do território nacional. Quando é realizada a verificação dia-a-dia os pesquisadores perceberam alguns padrões de comportamento e tendências que podem ser relacionadas às ações do Estado e datas especiais que alteram consideravelmente o comportamento de isolamento em Manaus.

Há uma redução na intensidade do tráfego desde 13 de março, data do primeiro caso confirmado e do Decreto Municipal 4.776 sobre o isolamento. Em meio a esse processo de redução, há uma variação apresentada em picos de intensidade de tráfego, que ocorrem principalmente sempre aos domingos e com circulação mínima entre quinta e sexta-feira. 

“Outras questões que influenciam as subidas e as descidas são as declarações de agentes sociais de representatividade política nacional e internacional, bem como decretos e manifestações sociais. Nesta nota, são indicados os principais dias de subida e descida da intensidade de tráfego e correlacioná-los aos principais acontecimentos do dia noticiados na imprensa de circulação de massa”, aponta o boletim.

Além disso, apresentaremos também os pontos como datas específicas influenciam diretamente na intensidade do gráfico, como o dia do trabalho (01/05) na redução da intensidade durante semana e o dia das mães (10/05) com a intensificação do tráfego no final de semana.

“Existe uma tendência de intensificação do tráfego na capital Manaus, representado no aumento das três últimas semanas. Com base nos dados apresentados, medidas preventivas em datas especiais, como dia das mães podem ser adotadas, bem como o controle deste tráfego em dias de domingo”, recomendam os pesquisadores.