Sábado - Manaus - 31 de outubro de 2020 - 20:46

MANAUS-AM

Candidatos à prefeitura de Manaus avaliam a campanha política

Amazonino Mendes, David Almeida, Ricardo Nicolau, José Ricardo e Capitão Alberto Neto que aparecem entre os primeiros colocados nas pesquisas foram unânimes em dizer que as estratégias de campanha estão dando certo rumo ao segundo turno das eleições.

SIGRID AVELINO

Publicado em 16 de outubro - 14:41

O período de campanha e propaganda eleitoral que começou no dia 27 de setembro termina no dia 14 de novembro.

Foto: Divulgação

A 30 dias para o primeiro turno das eleições municipais 2020, candidatos à prefeitura de Manaus avaliam a campanha política no dia a dia das comunidades, nas redes sociais e na propaganda eleitoral do rádio e da televisão. Os candidatos Amazonino Mendes (Podemos), David Almeida (Avante), Ricardo Nicolau (PSD), José Ricardo (PT) e Capitão Alberto Neto (Republicano) que aparecem entre os cinco primeiros colocados nas pesquisas foram unânimes em dizer que as estratégias de campanha estão dando certo rumo ao segundo turno das eleições.

O período de campanha e propaganda eleitoral que começou no dia 27 de setembro termina no dia 14 de novembro. No dia 15 de novembro de 2020 acontece o primeiro turno das eleições, de acordo com o novo Calendário Eleitoral editado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em razão da pandemia do novo coronavírus. O segundo turno está marcado para o dia 29 de novembro. 

De acordo com a Pesquisa Ibope encomendada pela Rede Amazônica, o candidato Amazonino Mendes lidera as pesquisas com 25% das intenções de voto, em segundo vem David Almeida com 13%. Em terceiro lugar está Ricardo Nicolau com 11%, seguido de José Ricardo com 10% e em quinto Capitão Alberto Neto com 7%.

Amazonino Mendes 

Amazonino que vem liderando as pesquisas têm evitado aglomeração e participação em entrevistas presenciais e debates políticos, por determinação médica em razão da pandemia da Covid-19. A estratégia de propaganda tem apostado na juventude em uma campanha que diz que o 'Pai tá ON', ou seja, online. Em resposta ao Toda Hora, o candidato disse está satisfeito com o resultado.

“Nossa campanha, graças a Deus, está conseguindo comunicar nossas ideias, com muito bom humor e alto astral. Eu gostei muito. Tanto no rádio quanto na TV e na internet, nas redes sociais. Quando dizemos que o ´Pai tá ON´, é porque eu estou on, com toda a minha equipe. Estamos ligados nos problemas e nas possíveis soluções para Manaus. E é isso que a gente quer: uma cidade ON, usando também a tecnologia para ajudar a resolver os problemas que enfrenta”, declarou o candidato. 

David Almeida

David Almeida segue em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, ele e o vice Marcos Rotta (Dem) tem apostado na apresentação de propostas, combate a fake news e sem ataques pessoais aos adversários. Criamos um Plano de Governo robusto, com dados e cheio de projetos que vão transformar Manaus. É com base nisso que traçamos nossa campanha. 

“Estamos percebendo, após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, o crescimento das manifestações de apreço e incentivo à nossa campanha no meio das comunidades por onde estamos passando. As últimas pesquisas sobre intenção de voto realizadas em Manaus evidenciam o crescimento do nosso nome na preferência do eleitorado e isso fortalece a nossa confiança e a certeza de que a população quer e vai apoiar as nossas propostas de mudança, porque anseia por uma Manaus melhor para todos”, afirmou David.

Ricardo Nicolau 

De acordo com a pesquisa Ibope, Ricardo Nicolau vem crescendo entre o eleitorado de Manaus, ele alcançou o terceiro lugar nas intenções de voto para a prefeitura de Manaus. O candidato aposta na experiência política para administrar a cidade junto ao vice George Lins (Progressista) e afirma que o eleitor está cansado de voltar ao passado. 

“A nossa estratégia é muito simples: dar voz para as pessoas. Elas que sabem o que é melhor para a sua rua, para o seu bairro. E isso não vai mudar nunca. O que o prefeito precisa fazer é organizar e resolver estas demandas. Estamos atravessando uma das piores pandemias da história, que além de um problema de saúde, trouxe graves problemas sociais e econômicos. Vamos superar juntos, com a cidade unida e olhando para o futuro, com planejamento e gestão”, salientou Nicolau.

Apesar de as pesquisas eleitorais mostrarem um quadro indefinido para o segundo turno das eleições, o candidato está confiante já que vem em ascendência nas pesquisas.

José Ricardo 

José Ricardo que vinha na cola de David Almeida em terceiro lugar rumo ao segundo turno desceu uma posição na última pesquisa eleitoral. Agora em quarto lugar, o candidato e a vice Marklize Siqueira (Psol) querem intensificar a campanha nas ruas, nas redes sociais,  na propagando no rádio e na televisão. 

“Estamos abordando os vários temas e propostas do plano de governo que lançamos agora no dia 13 e sentimos no dia a dia, no contato direto com a população uma grande aceitação do nosso nome. O pessoal reconhece o Zé Ricardo, o homem da kombi como político que está sempre presente nos bairros e é por isso que nós vamos levar essa prestação de contas também para a prefeitura”, informou José Ricardo.

Apesar de ter descido uma posição, o candidato se diz esperançoso. “Nas últimas pesquisas em todas nós tivemos um crescimento e estamos otimistas, vamos chegar no segundo turno”, concluiu.

Capitão Alberto Neto

Alberto Neto agora figura entre os cinco primeiros colocados na pesquisa eleitoral mais recente divulgada. Ele e o vice Orsine Júnior (PMN) estão apostando no corpo a corpo com os eleitores.

“Esse tempo de campanha eleitoral está sendo muito produtivo, tanto nas redes sociais, quanto nas agendas que tenho cumprido nos bairros, tenho apresentado todas as nossos compromissos para Manaus. Através das nossas redes sociais estamos apresentando cada um deles e conversando diretamente com a população, que fará na nossa gestão uma prefeitura participativa”, ressaltou Alberto Neto.

Segundo candidato, as pesquisas aponta que boa parte dos eleitores ainda não decidiu em quem irão votar. “Estamos focados em apresentar nossos compromissos e nossa capacitação para gerir a Prefeitura de Manaus”, declarou.