Sexta-feira - Manaus - 18 de outubro de 2019 - 15:40

MANAUS-AM

Avião de pequeno porte cai nas proximidades do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus

A assessoria dos Bombeiros informou que um dos tripulantes entrou em contato com familiares informando o acidente

THIAGO FERNANDO

Publicado em 16 de setembro - 14:04

No total, dez pessoas estavam na aeronave

Foto: Infraero

Uma aeronave de pequeno porte, modelo Cessna 208B Grand Caravan, da empresa Two Flex Táxi Aéreo, caiu nos arredores do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O prefiro da aeronave é PT MHC e foi fabricada em 1996, segundo registro feito na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O acidente aconteceu nesta segunda-feira, 16/09, às 13h20.

De acordo com a equipe do CBMAM, a aeronave caiu em área de mata e foi localizada graças ao apoio do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), da Força Aérea Brasileira (FAB), que sobrevoou o local e indicou o ponto exato em que estava o avião. A equipe dos Bombeiros também contou com o apoio do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), da Infraero, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e do Samu.

A PMAM auxiliou no isolamento do local próximo ao acidente, bem como no transporte da área de mata até o local onde se encontravam as ambulâncias do Samu e duas do CBMAM. Além das unidades de resgate, os Bombeiros direcionaram para a ocorrência uma viatura auto bomba tanque (abt-25) e quatro de apoio rápido.

Duas das dez vítimas do acidente aéreo são colaboradores do Governo do Amazonas. Tratam-se de Vanna Agostinho da Mota, 33 anos, presta serviço à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio de contrato temporário firmado em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades),  e de Francisco Pereira de Souza, 40 anos, funcionário comissionado da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).

Vanna e Francisco fazem parte do Conselho Estadual de Assistência Social e estavam a caminho do município de Maués para visitar o Conselho de Assistência Social da cidade, com o objetivo de colher informações para a realização da conferência municipal que discutirá a política da assistência social no estado. A Seas informou que as passagens foram compradas para ambos por meio da empresa que presta esse serviço para a secretaria.

Hospitais 

Os colaboradores do Governo do Estado estão sendo atendidos no HPS Platão Araújo, onde chegaram com quadro clínico inicial de fratura. Também foram levados para o mesmo hospital, Maria Cristina Magalhães, 51 anos, com suspeita de trauma no tórax e bacia; e Antônio José Maciel de Oliveira, 60 anos, com contusão na perna esquerda. Todos os atendidos no HPS Platão Araújo continuam em avaliações médicas mais aprofundadas.

No HPS 28 de Agosto, estão sendo atendidos Dilson Marcos Kovalski, 56 anos, com queimaduras e fratura; e Dilvete Nunes Magalhães, 45 anos, fratura na perna. Ricardo Lorentino Koba, 35 anos, que também foi atendido no 28 de Agosto, com dores na coluna e tornozelo, já teve alta. No HPS João Lúcio, está em atendimento o piloto da aeronave, Marcos Antônio Mousardo, com fratura na perna, e Dario Teixeira, 35 anos (em avaliação).

Outra vítima do acidente, André Costa de Oliveira Neves, está sendo atendido no HPS da Zona Norte Delphina Aziz, com quadro inicial de traumatismo craniano encefálico leve.